2

Inspiração Japonesa



As kokeshi são bonequinhas japonesas que medem uns 15 cm, feitas de madeira (cerejeira e cornus), originárias do norte do Japão, sua característica é ter um corpo cilíndrico, cabeça grande e ausência de pernas e braços.
São pintadas com traços finos e delicados, delineando o rosto e dando beleza a boneca. Kokeshi, que na tradução significa “crianças perdidas” são pintadas sobre um fundo vermelho, preto e amarelo e feito detalhes coloridos.Dizem que estas bonecas foram feitas originalmente em meados do período Edo (entre 1600-1868), para serem vendidas como souvenirs.

Existem dois tipos de formatos de kokeshi, as tradicionais e as criativas.As tradicionais seguem alguns padrões particulares. Existem onze tipos: Tsuchiyu, Togatta, Yajiro, Naruko, Sakunami, Yamagata, Kijiyama, Nanbu, Tsugaru, Zao-takayu, e Hijioro.Mas a mais popular é o Naruko.

Já as criativas, o artesão pode utilizar de total liberdade para dar forma e cores.Essas, começaram a ser produzidas após a II Guerra Mundial

Elas são uma graça!! Vi pela 1ª vez no final do ano passado na loja se uma amiga, ela me explicou mais ou menos o significado, que de acordo com o rostinho da bonequinha e a cor tem um significado diferente, exemplo: paz, sucesso, tranquilidade, amizade, perseverança, amor, alegria, beleza ... tudo de bom.... E agora descobri que cada uma delas tem um nome.







Fontes: Wikipédia, Kokeshi

:)

2 comentários:

Tati disse...

Olá, Denize,

Adorei seu blog. Tá show. Te linkei no meu blog. Se quiser me visitar, será bem vinda!!!www.nobalaiodagata.blogspot.com.

Se gostar, me linke, acompanhe, comente... Fique a vontade.
Bjos

Inaiara disse...

Amo estas bonequinhas,já olhei uma para comparar,mais é carinha!são lindinhas para decorar quarto,sala,nossa fica tudo!
bjin